sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ba Duan Jin Qi Gong - Os Oito Brocados de Seda


Dentre inúmeras técnicas de Qi Gong, o Ba Duan Jin surgiu durante a Dinastia Song (1103-1142) e foi criada pelo General Yueh Fei para aprimorar o desempenho físico e a saúde de seus soldados para estarem mais preparados para os combates da época. Desnecessário seria dizer que a técnica tem origem marcial e era ensinada aos soldados juntamente com outras técnicas como Hsin I Chuen, Shaolin Kung Fu Garra de Águia dentre outros. É um estilo de Qi Gong que conta com 8 movimentos, cada um deles destinado à tratar e aprimorar a energia do praticante, oferecendo melhora na resistência física e aumento da vitalidade. Ultrapassando os fatos históricos, o Ba Duan Jin tem um potente valor terapêutico podendo ser indicado para combater a fadiga, constipação, dificuldade para urinar, impotência, bronquite, rinite, reumatismo, baixa de libido, frigidez, gastrite, hemorragia, soluço, tensão, stress, insônia, dentre outros problemas, além de fazer a reabilitação, correção e manutenção postural. Dentro do ponto de vista psicossomático, ao tratar questões posturais, o Ba Duan Jin auxilia ainda, na maneira como, as pessoas que o praticam, mudam suas posturas perante a vida. Refletem sobre suas atitudes e hábitos e assim conseguem também se corrigir. Talvez esse seja o grande segredo de se praticar Qi Gong. As pessoas que praticam conseguem amadurecer dentro de seus processos e assim evoluir como seres desse planeta. Conseguem superar seus obstáculos emocionais e acima de tudo, descobrem suas próprias maneiras de se expressarem e serem verdadeiras e melhores.



Ba Duan Jin - Oito movimentos para se praticar. Oito possibilidades de se melhorar. Oito maneiras encarar diferente sua vida.



por Sandro Bianchi Manoel

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Qi Gong Terapêutico (Chi Kung)



Qi Gong Terapêutico
Considerando o que os chineses da antiguidade, responsáveis por toda a base e filosofia que sustenta a Medicina Tradicional Chinesa acreditavam, todos os problemas de saúde que temos são frutos do nosso emocional em desarmonia. Na psicologia diz-se que as nossas emoções não trabalhadas atingem um grau “psicossomático“ ou seja, ficam de tal forma estagnadas que acabam manifestando-se em nosso corpo em forma de nódulos ou mecanismos de defesa em um grau patológico. Dentre inúmeras maneiras de se tratar tais problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, os chineses criaram séries de exercícios que incluem procedimentos com meditação, respiração, posturas de captação de energia e movimentos, que chamaram de Qi Gong, onde Qi=Energia Vital e Gong=Cultivo, logo entende-se por Qi Gong o CULTIVO DA ENERGIA VITAL. Como partem do contrário do processo psicossomático de manifestação da doença, os exercícios iniciam pelo corpo, pela respiração, pelo movimento, pela meditação, pelas posturas, um caminho para resolver não apenas os sintomas hoje apresentados na pessoa, mas a origem desse problema, já que Qi Gong trata acima de tudo o estado emocional das pessoas. Além de tratar em paralelo, questões ligadas à stress, ansiedade, insônia, problemas respiratórios, faz a reabilitação, correção e manutenção postural e possibilita o aumento da consciência corporal e do CHI(Energia Vital). São inúmeras as técnicas dentro de perspectivas terapêuticas, marciais e filosóficas taoístas que possibilitam ao praticante, dentro de suas formas extremamente harmônicas, a possibilidade de se atingir novamente a harmonização do corpo, da mente e das emoções. Ao se praticar Qi Gong se pode ainda melhorar a disposição física e mental, obter estímulo à intuição e clarividência e perceber que realmente além de ser uma das ferramentas mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa é também uma maneira rica e prazerosa de se praticar exercícios cuidando da saúde sozinho ou em grupo. Com a prática constante é possível ainda, regularizar os canais de energia(Meridianos) e estabelecer a harmonia geral entre os 5 elementos da natureza representados também em nosso corpo através dos órgãos e das vísceras. Assim se pode viver melhor e com melhor qualidade de vida.
O Qi Gong está enquadrado dentro das TÉCNICAS PSICOSSOMÁTICAS TAOÍSTAS, onde através de sua prática se obtem o caminho contrário da formação das “ Couraças “ que são o fruto do emocional em desarmonia que quando não tratado, possibilita a formação de nódulos, falta de flexibilidade corporal, e a estagnação da energia. O Qi Gong age primordialmetne no emocional e parte do corpo para harmonizá-lo e assim os outros problemas associados.

Qi Gong – Um caminho harmônico para sua saúde e felicidade.

por Sandro Bianchi Manoel