AS PRÁTICAS PSICOSSOMÁTICAS TAOÍSTAS (QI GONG)

sexta-feira, 29 de abril de 2016



THAO - Terapia Holística e Artes Orientais
Postado por Unknown às 09:11 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)
SUGESTÕES DE LEITURA

A TIJELA E O BASTÃO
120 contos Zen

de Taisen Deshimaru
Editora Círculo do Livro


Nestes cento e vinte contos e histórias tradicionais, alguns dos quais remontam à vida de Buda, há dois mil e seiscentos anos, descobrimos a estupenda carga de humor e toda a força e vivacidade do seu espírito. Pois, não nos iludamos, cada uma dessas narrativas nos abre portas e descreve um modo de ver a realidade.

A história, a lenda desembocam numa verdade profunda e trazem em si um sentido eterno.Diz um provérbio zen que, quando nos mostram a lua, devemos olhar para ela e não para o dedo que no-la aponta. O mesmo acontece aqui, nesta coleção.
M.de S.

Em 'O Caminho da Cura', o Mestre Lam apresenta exercícios de Chi Kung e de Tai Chi que podem ser praticados calma e lentamente, promovendo o fluxo de energia interna. Além de desenvolver a força física, os movimentos apresentados neste livro são recomendados para o alívio da tensão, de dores de cabeça e nas costas e para a cura de torções, distensões e contusões.

'O Caminho da Energia' é o primeiro manual abrangente de autoria de um mestre de Chi Kung em sua forma mais potente. Milhões de pessoas já experimentaram este programa diferente de saúde e sentiram a força de sua própria energia. Os exercícios têm como finalidade estimular o sistema imunológico, aliviar doenças crônicas e curar as indisposições mais comuns, além da vantagem de poder ser praticado por pessoas de todas as idades.

A FIGURA DO DRAGÃO

A FIGURA DO DRAGÃO
" Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.

É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas".

A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente.

O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes de dragão oriental. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como mau, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses. Os dragões chineses controlam a água nas nações de agricultura irrigada. Este é o contraste com o dragão ocidental, que podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e de água em geral. Seu correlativo feminino é Fenghuang.

O dragão às vezes é usado no ocidente como um emblema nacional de China. Entretanto, este uso dentro da República Popular da China e da República da China em Taiwan é raro.

A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da China. Começando com a Dinastia Yuan, os cidadãos comuns foram proibidos de se associar com o símbolo. O dragão ressurgiu durante a Dinastia Qing e apareceu em bandeiras nacionais.

Em seguida, o dragão tem uma conotação agressiva, militar que o governo chinês deseja evitar. É por estas razões que o panda gigante é de longe mais usado com mais freqüência dentro de China como um emblema nacional do que o dragão. Em Hong Kong, entretanto, o dragão é uma marca desta cidade, um símbolo usado para promove-la internacionalmente.

Muitos chineses frequentemente usam o termo "descendentes do dragão" (龍的傳人) como um símbolo de identidade étnica. Embora esta tendência tenha começado somente quando diferentes nacionalidades asiáticas procuravam símbolos animais para reapresentações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, o macaco entre os tibetanos.

Na cultura chinesa atualmente, é mais usado para fins decorativos. É um tabu deformar uma representação de um dragão; por exemplo, uma campanha da propaganda da Nike, que caracterizou o jogador de basquetebol americano LeBron James que matava um dragão (além de bater num mestre velho de KungFu), foi imediatamente censurada pelo governo chinês após o protesto público sobre o desrespeito.

Um número de provérbios e de dialetos chineses também caracteriza referências ao dragão, por exemplo: "Esperando o único filho virar dragão" (望子成龍, também é tão bem sucedido e poderoso quanto um dragão)"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


QI GONG TERAPÊUTICO

QI GONG TERAPÊUTICO
O Caminho da Energia e da Cura
SUGESTÕES DE LEITURA

DAN TIEN

DAN TIEN
O Seu Centro Secreto de Energia
CHRISTOPHER MARKERT

O Dan-Tien é uma fonte de sabedoria primordial e energia vital que está em cada um de nós. Durante milhares de anos, as pessoas , no Oriente, aprenderam a reunir a energia vital (chi) nesse centro para promover o bem–estar e a longevidade. Agora, neste guia, Christopher Markert revela aos ocidentes os segredos do Dan-Tien. Quando você pensa ou age de um modo que não está de acordo com o que você realmente é, pode ter uma sensação desagradável no centro do Dan-Tien. Quando o seu comportamento está em sintonia com as suas emoções, você tem uma sensação de bem-estar físico. O Dan-Tien é uma “bússola interior”que funciona como um sensor (ou indicador); se você prestar atenção, perceberá que essa bússola se comunica com você. É fácil aprender a usar o Dan-Tien na vida cotidiana, e os benefícios são imediatos. Quando você aproveita a energia do Dan-Tien, suas tarefas do dia-a-dia se tornam atividades engenhosas às quais você se dedica.

O Livro do CHI

O Livro do CHI
Este livro irá lhe mostrar como coordenar corpo e mente na vida diária.
Koichi Tohei, professor de renome internacional, apresenta nesta obra os princípios do Chi, que despertam a força natural do homem e suas habilidades adormecidas. Além disso, dá exemplos pormenorizados e concretos da aplicação desses princípios na vida cotidiana, fazendo uso de fotos e legendas que dão maior clareza ao texto.
O objetivo deste livro é fazer com que pessoas que apresentam problemas espirituais ou físicos aprendam o significado total do Chi, conseguindo dessa forma uma vida mais harmoniosa.
O Livro do Chi vai ajudar todos aqueles que levam uma vida agitada e caótica a encontrar equilíbrio e harmonia, fatores importantíssimos nos dias atuais.''
SUGESTÕES DE LEITURA

LA RAIZ DEL CHI KUNG CHINO

Para profissionais em Práticas Psicossomáticas Taoístas e Artes Corporais Chinesas, esse é um CLÁSSICO senão a grande BÍBLIA do Chi Kung/Qi Gong.

Apresenta a introdução e História do Chi Kung, conceitos básicos e a relação do Chi com o corpo humano, as categorias do Chi Kung, sua teoria e abordagem geral e correlação com os pontos, meridianos de acupuntura e vasos maravilhosos.

Arquivo do blog

  • ▼  2016 (9)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (1)
    • ▼  abril (1)
      • THAO - Terapia Holística e Artes Orientais
  • ►  2009 (2)
    • ►  abril (2)

THAO - TERAPIA HOLÍSTICA E ARTES ORIENTAIS
Rua Engenheiro José Sales, 345. Salas 01, 04 e 06.
04776-100 - Interlagos - São Paulo - SP.
www.thao.com.br
Tema Simples. Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.